8 de janeiro de 2014

CARDIO ANTES OU APÓS O TREINO DE MUSCULAÇÃO?

Este é um tema que gera sempre alguma contestação nos praticantes de musculação, ao considerarem que o treino cardiovascular é exclusivo para programas de perca de peso, comparativamente com o treino de musculação. Não de todo, e o artigo que publiquei há uns tempos atrás esclarece a eficácia do treino de musculação na redução de gordura corporal (1). Embora o exercício cardiovascular seja altamente catabólico, esqueçam a teoria de correr horas a fio na passadeira a baixa intensidade, olhando para a TV. Todavia, se realizarem 15 a 20 minutos de cardio no final do treino de musculação, jamais vão comprometer ganhos de massa muscular. 
Senão restam dúvidas quanto a este ponto, o mesmo não se pode dizer em relação à ordem pela qual o exercício cardiovascular deve ser praticado, antes ou após?



De acordo com um estudo (2) realizado por cientistas de desporto da Universidade de Tsukuba, e publicado pela Medicine and Science in Sports and Exercise, foram estudados 10 estudantes saudáveis do sexo masculino, com idade média de 23 anos. Numa primeira ocasião, os alunos pedalaram durante 60 minutos a 50% do VO2max. Num segundo momento, os alunos realizaram inicialmente o treino de musculação, esperaram 20 minutos e realizaram por fim o treino de musculação. Como último teste, os alunos realizaram primeiramente o treino de musculação, esperaram 120 minutos e terminaram com o treino de cardio.

Os resultados indicam que no segundo e terceiro momento existiu uma maior redução da gordura corporal, no que concerne ao primeiro momento. Segundo os investigadores, a principal causa destes resultados prende-se com o facto da adrenalina e noradrenalina serem libertadas durante o treino de musculação, provocando assim que as células adiposas (gordura) libertem o seu conteúdo para a corrente sanguínea.

Outra das vantagens que os autores alegam, é que o treino de musculação liberta uma maior libertação de hormona de crescimento, estimulando não só a queima de gordura, mas também a regeneração dos músculos. Sublinham também que nos estudos onde os atletas realizam treino cardiovascular antes do treino de musculação, a sua produção de hormona de crescimento é menor.



Concluindo...


 Correr no máximo 10 minutos antes de um treino de musculação, pode ser uma boa sugestão de aquecimento, mas não indispensável. Pode realizar apenas uma mobilização articular geral, explorando as diversas amplitudes relativo aos exercícios que vai treinar;


 Indubitavelmente, o treino de cardio após o treino de musculação é benéfico para quem pretende reduzir a sua %MG. A intenção consiste em deixar os "alimentos" para a musculação e a "gordura" para o exercício cardiovascular.


Sem comentários:

Enviar um comentário