1 de janeiro de 2014

A MUSCULAÇÃO PREVINE LESÕES NO FUTEBOL?!

Hey! 


Após vos ter exposto um artigo sobre a influência da musculação no desempenho desportivo do atleta de futebol, hoje vamos falar um pouco na importância que ela tem para a prevenção e recuperação de lesão do atleta.
Em primeira instância, todos nós sabemos que quando um jogador não está fisicamente a 100%, o seu trabalho dentro de campo deixa de ser totalmente produtivo, condicionado-o em variadas fases do jogo.
Segundo Fonseca, et. al. (2007), "as lesões mais comuns nos jogadores de futebol são as musculares, articulares e traumáticas".
De acordo com Gómez (2008) , "o maior número de lesões que ocorrem neste desporto são as lesões dos músculos isquiotibiais amáveis e entorses, e distensões no membro inferior. Para evitar este tipo de lesão é necessário fazer um plano de prevenção de lesões".
Mas qual o motivo dos jogadores de futebol, sujeitos a treinos específicos no campo (potência, força, flexibilidade, etc) estarem tão vulneráveis à lesão?






➫ PORQUE EXISTEM LESÕES MUSCULARES?

Para Sargentim (2010), "as lesões musculares geralmente acorrem quando existe um desequilíbrio muscular, ou seja, desequilíbrio entre a ação concêntrica (agonista) e ação excêntrica (antagonista). Neste caso a musculatura deve está em perfeito equilíbrio e forte o suficiente para suportar movimentos característicos do futebol como chutar, arrancar, velocidade, etc." 

➫ QUAIS OS EXERCÍCIOS PRESCRITOS?

Para que se consigam estes objetivos devem-se prescrever exercícios que vão proporcionar esse desejável equilíbrio. O trabalho de fortalecimento com exercícios de Cadeia Cinética Fechada são os mais recomendados para alcançar este desejável equilíbrio, ou seja, “são aqueles os quais as extremidades dos membros específicos estão apoiados no chão ou em uma plataforma, gerando uma estabilidade maior para a execução do movimento”. 
Um excelente exemplo de exercício de cadeia fechada é o agachamento, seja parcial ou completo, pois o atleta está apoiado com as duas extremidades no chão e suporta todo o peso de cima para baixo.

➫ ESTUDO DE CASO (EXTENSORES E FLEXORES DO JOELHO)

Gonçalves (2000) "submeteu 44 futebolistas profissionais a uma avaliação de força máxima concêntrica isocinética, nos movimentos de flexão e extensão do joelho.
No final da temporada chegou à conclusão que os atletas que demonstraram fragilidade da musculatura e desequilíbrio dos flexores e extensores da articulação, estão propensos a contrair lesões a nível articular. 
Estas lesões deixam o atleta fora da atividade por longos períodos e na maioria das vezes a reabilitação acontece através de cirurgias. Entre as mais comuns em atletas de futebol pode-se destacar o rompimento de ligamentos do joelho, notada geralmente quando o quadríceps é fortemente contraído após um salto, chute no vazio ou durante uma entorse do joelho, por exemplo, quando ocorre a rotação do joelho com o pé fixo no solo. 
Concluindo, Goulart et. al. (2008) crê na "necessidade de buscar e controlar o equilíbrio dos músculos flexores e extensores do joelho. O método mais eficaz de se analisar e perceber este desequilíbrio é através da avaliação isocinética".

➫ TRABALHO PROPRIOCEPTIVO

Para complentar todo o trabalho de força do atleta de futebol, "o trabalho de propriocepção também vem sendo muito utilizado como treinamento para prevenção de lesões, além de gerar resultados significativos no treinamento de força, já que as articulações estarão mais seguras e com movimentos mais coordenados. Os exercícios de propriocepção podem ser desenvolvidos em bases estáveis ou instáveis, movimentos com desequilíbrio, com ou sem peso, com ou sem giro. Todo esse trabalho visa o fortalecimento articular".

➫ CONCLUINDO

✓ É evidente a relevância da musculação na prevenção de lesões no atleta de futebol, sejam elas musculares, articulares, etc...

✓ No entanto, o profissional de exercício físico, terá que realizar um plano de prevenção onde numa primeira fase avalia funcionalmente o atleta e verifca a existência destes desequilíbrios, a fim de prescrever-lhe o treino e sua progressão.

✓ Diversos estudos afirmam que o trabalho isométrico em plataformas vibratórias tem resultados eficazes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário