Olá a todos!
Hoje trago-vos mais um assunto bastante debatido no vosso quotidiano, muitas das vezes mal esclarecido, especialmente junto das senhoras. Falo da celulite, a "tragédia" de qualquer mulher.
Portanto, se és mulher, tira apenas 3minutos para ler isto e diz«tchau à celulite!».
António Cardoso Tavares explica que "ao contrário do que as pessoas julgam, a celulite não corresponde a acumulações de gordura (acumulações localizadas ou lipodistrofias localizadas) mas sim a alterações do metabolismo e da arquitetura das células de gordura (por isso, também aparece em mulheres magras)." Ele afirma também que "na celulite não há aumento do tecido adiposo mas sim a deformação da arquitetura do mesmo em determinadas zonas do corpo, que dá origem a nódulos de gordura, água e toxinas. Provoca uma alteração na forma corporal feminina e costuma aparecer na parte externa das coxas e interna dos joelhos, glúteos e abdómen."
➫ Como se pode prevenir?
António Cardoso Tavares cita que "neste momento do conhecimento, não podemos dizer que a celulite se pode prevenir". Segundo ele, aquilo que deve fazer "é concentrar-se nos hábitos alimentares e no estilo de vida para tentar evitar a sua progressão."
A nível de alimentação, deverá evitar o excesso de peso repentino, reduzir a ingestão de sal, beber 1,5l a 2l ao longo do dia em pequenas quantidades, incluir fibras pois evitam a prisão de ventre e reduzir a ingestão de açucares refinados e gorduras saturadas. Por outro lado, dê prioridade aos hidratos de carbono de absorção lenta, tais como as farinhas integrais, frutas, verduras, etc, e às gorduras mono e polisaturadas (omega 3,6 e 9). Evitar o tabaco, café e álcool é uma excelente iniciativa.
Sem sombra de dúvidas que o treino é um bom "parceiro" para todas essas acções e que devem ser orientado por um bom profissional na área, indicando-lhe quais os melhores exercícios para as zonas do corpo afetadas.
Ainda que acima tivesse sido mencionada a forma de prevenir a celulite, apresento abaixo os 12 mitos mais famosos acerca da celulite:
➫ 1. A celulite é originada por acumulação de toxinas no corpo - FALSO
A celulite ocorre quando os adipócitos de gordura empurram as camadas de fibras de colagénio e tecido conjuntivo sob a pele (geralmente no glúteo e zona da coxa, mas também nos braços e barriga). O tecido conjuntivo (grupo de tecidos orgânicos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos) pode por sua vez ser enfraquecido por falta de exercício e tensão muscular, ou excesso de gordura e má circulação.
➫ 2. Apenas pessoas com excesso de peso têm celulite – FALSO
Mesmo pessoas magras têm celulite. Lembra-te que a celulite é gordura localizada perto da camada superficial da pele, em que esta camada é a última zona a ser afetada numa redução de peso. Ainda que o tratamento da celulite e manutenção do peso são dois assuntos completamente distintos, um poderá levar ao outro.
➫ 3. A celulite tem origem genética - VERDADEIRO
➫ 3. A celulite tem origem genética - VERDADEIRO
É verdade que a celulite percorre a família: se a sua mãe e avó tinham celulite, terá mais hipóteses de desenvolvê-la. Na verdade, não há um teste genético que possa dizer se tem uma variação de gene que o coloca em maior risco de ter celulite, mas, considerando que a maioria das mulheres irá desenvolver celulite durante a vida, é quase certo que terá também. Mas a genética é apenas uma pequena parte do quebra-cabeças da celulite; fatores como dieta, exercício e manter um peso saudável, também ocupam um lugar importante.
➫ 4. Cremes para a Celulite reduzem a celulite - FALSO
Alguns produtos usados para combater a celulite indicam que ajudam a remover as impurezas e toxinas do corpo. Porém, não existem pesquisas médicas que provem que os cremes para a celulite realmente reduzem a celulite.
➫ 5. Ingerir alimentos ricos em vitamina C ajuda a reduzir a celulite - VERDADEIRO
É o colagénio que dá firmeza à pele, pelo que, quando este sofre fraturas, a pele inconforma-se, perdendo elasticidade e tornando os depósitos de gordura mais evidentes. Para o evitar, lembra-te de ingerir bastante vitamina C, predominante em frutos como a laranja, a toranja ou a papaia, já que esta ajuda à síntese do colagénio na pele. Ou então, se existir ainda essa carência por via alimentar, poderás sempre suplementar-te com vitamina C.
➫ 6. Cafeína reduz a celulite – FALSO
A cafeína é um ingrediente muito popular nos cremes para reduzir a celulite, no entanto não existe nenhum suporte cientifico que comprove realmente que ajude na sua redução. O que se sabe é que a caféina quando aplicada diretamente na pele, desidrata a pele, removendo a água em excesso. Isto ajuda a reduzir o inchaço extracelular, e a pele fica mais esticada e firme, o que dá a impressão que reduziu a celulite. Apesar disso, há cremes que poderão ajudar a não tratar mas a oferecerem dão um aspecto mais saudável às tuas pernas, tonificando-as e deixando a pela mais «clean».
➫ 7. Só as pessoas mais velhas têm Celulite – FALSO
Idosos com 70 anos têm celulite como raparigas de apenas 14 anos podem desenvolver celulite. Não se esqueçam que o problema da celulite é, principalmente, genético. Apesar de se tornar mais evidente com o passar da idade, a verdade é que em qualquer idade se pode ganhar celulite. Porquê? Com a idade a elasticidade da vossa pele diminui, tornando a pele mais fina e incapaz de reter excessos de gordura debaixo de uma camada mais inferior, tornando-a invisível.
➫ 8. Os tratamentos para a celulite não funcionam – FALSO
Enquanto ainda está para vir um tratamento que cure permanentemente a celulite, é verdade, mas existem muitos tratamentos eficazes na redução e, principalmente prevenção desta problemática. A Endermologia é um tratamento que consiste em massagens nas zonas afectadas pela celulite, de forma a redistribuir a gordura acumulada pelos vasos sanguíneos, até à corrente sanguínea para que possa ser expulsa do corpo. Os resultados deste tratamento são positivos, mas não permanentes. Os pacientes que optam por fazê-lo, têm que o repetir frequentemente para manter o aspecto saudável das suas pernas. Outro tratamento eficaz é a terapia de ondas acústicas. O mesmo acontece com a lipoaspiração.
➫ 9. A celulite é problema apenas das mulheres – FALSO
Este é um dos mitos mais acreditados sobre a celulite. A celulite apesar de afectar 90% das mulheres também afeta alguns homens. Na verdade, nos EUA, pelos menos 6000 homens recorreram a tratamentos contra a celulite. Por esta razão acredita-se que homens com um nível mais baixo de hormonas androgénicas têm tendência a desenvolver celulite.
➫ 10. Beber mais água pode reduzir a celulite – VERDADEIRO
Se as toxinas que ingerimos diariamente são uma das causas mais comuns de celulite, a melhor forma de a evitarmos é ajudando o nosso corpo a livrar-se delas. Se beberes cerca de dois litros de água por dia, dependendo obviamente da tua necessidade hídrica, estás a reforçar o processo natural de desintoxicação do organismo, aumentando a elasticidade da pele e acelerando a circulação sanguínea.
➫ 11. Existe alguma dieta para a celulite – FALSO
Infelizmente não existe nenhuma alimentação que combata a celulite. Não existe comida que elimine ou reduza a celulite. No entanto, os benefícios de uma alimentação saudável é crucial. Uma dieta saudável «anti-celulite» irá impedir-te de ingerir alimentos gordurosos, trazendo o benefício de não tornar a celulite tão visível.
➫ 12. O exercício ajuda a eliminar a celulite – VERDADEIRO
Para além de ajudar à perda de peso, a prática regular de exercício físico favorece a produção de endorfinas no cérebro, contribuindo para reduzir a ansiedade e provocar sensações de conforto e bem-estar. Mas a atividade física é também uma poderosa aliada no combate contra a celulite, já que quando realiza, está a expelir toxinas através da pele.
Relativamente à resposta fisiológica, mais concretamente à lipólise, quanto menos gordura tiver, menos hipóteses terá dessa gordura se tornar em celulite.
Fonte: Adaptado de:
http://www.maniasdabeleza.com/estetica/corpo/os-10-mitos-mais-famosos-sobre-a-celulite.html
Sem comentários:
Enviar um comentário