São muitas as pessoas que me chegam para treinar com fraca eficiência no movimento, com bloqueios articulares que não lhes permitem potenciar a biomecânica correta do movimento.
Sou apologista que um treino completo tem que ser, antes de tensional, que melhore de forma orgânica o nosso corpo. Fortalecer é importante, mas não é tudo. As nossas estruturas articulares precisam de estar preparadas e o encurtamento muscular pode não só limitar os teus resultados como aumentar o risco de lesão.
Mas o que é Mobilidade Articular?
Trata-se de um conceito que considera tudo o que envolve amplitude de movimento, função tensional, tecidos moles, aderência, flexibilidade tendinosa, coordenação neuromusclar, propriocepção, etc.
Resumidamente, considero que a mobilidade articular é a melhor forma do nosso corpo se adaptar, preparar e executar um movimento ativo, cumprindo os critérios biomecânicos exigidos de forma segura e eficiente.
Mobility drills legs
Não apenas para a perna, mas a mobilidade articular tem-se tornado muito popular dada ao seu efeito preparatório. Nomeadamente em atletas de treino hipertrofia, em que existe um encurtamento muscular superior, é importante que este tipo de trabalho seja realizado com alguma frequência, de forma que também não seja prejudicial. Se há perda de mobilidade, os nossos músculos perdem também parte da sua capacidade funcional.
Em off season, pelo menos uma vez na semana eu incluo antes do meu treino de pernas (por norma são dois na semana) alguns drill's de mobilidade articular, com a finalidade em preparar as estruturas articulares para a função do treino, neste caso de perna.
Abaixo apresento-vos em vídeo um exemplo de um drill de exercícios de mobilidade articular para o quadril, pernas e glúteo. Podem incluir antes do vosso treino de pernas, 2 a 3 séries de 12 repetições cada:
Sem comentários:
Enviar um comentário