Caros atletas,
Qual de vocês nunca "manjericou" a ideia de obter rápidos resultados relativos ao aumento de massa muscular após iniciarem os vossos treinos? Quem nunca olhou para o espelho dia após dia na esperança de verificar alterações corporais significativas?
Partilho com vocês a resposta a estas perguntas.
Para serem bem sucedidos na musculação, não basta apenas treinarem "duro", comerem e descansarem bem, e quererem para ontem o que leva meses, anos a construir...
Abaixo apresento-vos um estudo de um grupo de investigadores
que quis saber um pouco mais sobre as mudanças no tamanho e arquitetura dos músculos em resposta a um programa de treino de musculação de alta intensidade, tendo a duração de 35 dias.
Os resultados foram os seguintes:
✓ Constatou-se ganhos de massa muscular com apenas 10 dias de treino (1,2%). Após 20 e 35 dias atingiram níveis bastante mais significativos.
✓ Por sua vez, ao fim de 35 dias, foi possível verificar sempre um aumento superior de força em relação ao ganho de massa muscular, na ordem dos 38%.
Conclusão:
O autor Ribeiro, F. (2013) afirma que este estudo demonstra pela primeira vez que as alterações no tamanho muscular podem ser observadas ao nível macroscópico apenas e só após 3 semanas de treino de musculação, no entanto o estilo deverá ser suficiente (alta intensidade).
Desta forma, o autor sublinha que existe possibilidade em começar a ser visível o aumento da massa muscular desde a 3ª semana de treino, tendo sempre em atenção outros fatores dependentes, tais como a genética, estilo de vida, alimentação e por último, e não menos importante, a intensidade do teu treino.
Posto isto, quem começar agora a "malhar" em Dezembro à séria em Janeiro já pode notar alguma coisa...
Sem comentários:
Enviar um comentário