Meus amigos,
Tal como não existem treinos que fazem milagres, também não existem alimentos que o façam. Contudo, existem uns ostentam um leque variado de benefícios para o nosso organismo, enquanto outros não devem ser dados ao seu animal de estimação.
Seja qual for o seu objetivo, há alimentos essenciais que devemos incluir para uma boa dieta, e a batata doce é um deles.
Aliás, muitos de vocês já devem ter entendido que a batata doce é um alimento imprescindível na dieta dos fisioculturistas ou maratonistas, mas provavelmente poucos saberão os seus benefícios. O motivo dessa preferência prende-se com o fato de que ela é uma fonte de carboidrato de índice glicêmico baixo, ou seja, sua absorção é mais lenta, e a glicose é liberada na corrente sanguínea aos poucos. Dessa maneira a insulina é pouco estimulada.
➫ Benefícios da batata doce
✓ Apresenta propriedades antioxidantes (maior proporção de beta-carotenos, em comparação com as verduras);
✓ Reduz o risco de saúde causado por radicais oxigénios;
✓ Ajuda a aliviar as cãibras musculares e lesões (fonte de potássio);
✓ Melhora a regulação dos níveis de açúcar no sangue, mesmo em pessoas com diabetes do nível 2;
✓ Reduz inflamação nos tecidos cerebrais e nervos corporais (estudo com animais);
✓ Pode aumentar os níveis adiponectina (hormona proteica produzida pelas células que tem como função regular o metabolismo da insulina) no sangue em pessoas com condição física.
➫ Nutrientes da batata doce
✓ Vitamina A: ótima fonte no combate contra o câncer;
✓ Vitamina C (Ácido ascórbico): um ótimo antioxidante que auxilia na imunidade;
✓ Vitamina B1 (Tiamina): auxilia no bom funcionamento do coração, sistema nervoso e contração muscular;
✓ Fósforo: auxilia no metabolismo da proteína;
✓ Ferro: imunidade e disposição;
✓ Cálcio: formação dos ossos.
Em média a cada 100g de batata doce, ela fornece 116 calorias; 1,16g de proteína; 30,10g de carboidrato e 0,32g de lipídeos.
Nota: De realçar que a inclusão da batata doce na dieta, seja praticante de atividade física ou atleta de competição, deverá ser em quantidades apropriadas, assim como de qualquer outro alimento, estando sujeito a uma enormidade de fatores, que só o profissional na área pode avaliar. A dieta deve possuir o adequado equilíbrio entre os nutrientes, pois de nada adianta utilizarmos uma ótima fonte de carboidratos, se os demais nutrientes da dieta não estiverem presentes com a mesma harmonia. O meu conselho é que procure sempre um profissional na área, pois “cada caso é um caso”. Até já!
Sem comentários:
Enviar um comentário